quarta-feira, 27 de junho de 2012

.



MOSSORÓ: DATAS IMPORTANTES


178 - 19.12.1920

Instalação da Faculdade de Ciências Econômicas – FACEM, com a presença do Prof. Onofre Lopes da Silva, Reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a quem ficou referida unidade agregada por convenio

179 - 11.01.1921

Falece o Capitão Sebastião Alves Bezerra, mossoroense nascido em Lagoa de Paus e batizado na Capela de Santa Luzia em junho de 1867.  Capitão Sebastião Alves Bezerra pertenceu à Infantaria do Exército Brasileiro, tendo alcançado a compulsória em 19 de fevereiro de 1918.  Foi graduado alferes em 22 de maio de 1877 e a 1º Tenente em 27 de abril de 1916, tendo se reformado no posto de capitão dois anos depois.  Tomou parte em memoráveis lutas guerreiras em que esteve envolvido o Brasil, sendo agraciado com Medalha de Bronze em 1905 e medalha de prata em 1916.

180 - 31.01.1921

Os Padres Manuel Gadelha e José Scholl assumem, como vigários, a freguesia de Santa Luzia e a direção do Colégio Diocesano Santa Luzia, respectivamente.

181 - 10.04.1921

Fundada a sociedade Liga Operária, instalada com posse de sua primeira diretoria a 1º de maio.  Foi a primeira entidade de Mossoró destinada a supervisionar a classe operária da cidade, prestando à mesma, assistência social e previdenciária.  O seu idealizador foi o Professor Raimundo Reginaldo da Rocha, e mais Sebastião Magí de Oliveira, Cícero A. de Oliveira, Lindolfo de Arruda Torres, Raimundo Calistrato do Nascimento, Mário Cavalcante, Luiz Gonzaga Leite, João Gadelha e Joaquim Cassimiro de Carvalho, seu primeiro presidente.   – A sessão de fundação verificou-se em prédio alugado, à rua Idalino Oliveira, sendo sua primeira diretoria formada por aclamação.

182 - 21.11.1921

Fundação do Centro Esportivo Mossoroense, com escolha de sua primeira diretoria constituída do Professor Eliseu Viana – Presidente, Raimundo Nonato de Souza, vice-Presidente, Augusto da Escóssia – Secretário, Silvério Noronha – Adj. De Secretário e Antonio de Albuquerque Pinto – Tesoureiro.

183 - 08.01.1922

Benção das instalações hidráulicas da firma exportadora de algodão Tertuliano Fernandes & Cia., em solenidade de grande repercussão na cidade.  A liturgia foi celebrada pelo Padre Manuel Gadelha, vigário de Mossoró, sendo orador oficial da solenidade, o Dr. Rafael Fernandes Gurjão, sócio da importante organização industrial.

184 - 19.01.1922

Decreto nº 195, do Governador Antonio José de Melo e Souza, cria a Escola Normal de Mossoró, com curso de três anos, destinado ao preparo de professores de ambos os sexos para o magistério primário nos povoados e sítios do Estado.   A Escola Normal de Mossoró é o primeiro estabelecimento profissionalizante de  Mossoró e sua instalação e funcionamento se concretizaram a 2 de março do mesmo ano.

185 - 25.01.1922

Inauguração do campo de futebol, de propriedade  da sociedade Desportiva Ltda, formada pelo dr. Hemetério Fernandes de Queiroz, Luiz Teotônio de Paula e do Humaitá Futebol Clube.  Foi o primeiro estádio de desportos, cercado a alvenaria, para cuja obra foi dispendida a importância de Cr$ 14.000$000, sendo elevado seu patrimônio para vinte e hum contos de réis, representada a parte do clube alvi-celeste pelo terreno que lhe havia sido doado pela Superintendência da Companhia Estrada de Ferro de Mossoró.  A  programação  inaugural constou da realização de um torneio de futebol do qual participaram as equipes do Humaitá Futebol Clube, Centro Esportivo Mossoroense, Palmeiras Futebol Clube e Ipiranga Esporte Clube. O torneio teve como campeão a equipe do Humaitá, ficando o clube Ipiranga com o título de vice-campeão.

186 - 02.03.1922

Inauguração da Escola Normal de Mossoró, criada pela Lei nº 195 de 19 de janeiro do mesmo ano, do então Governador Antonio José de Melo e Souza.  Foi seu primeiro diretor, o Professor Eliseu de Oliveira Viana, tendo como companheiros integrantes do corpo docente, os professores: Dr. José Fernandes Gurjão – disciplina de Português, Dr. Eufrásio de Oliveira – Francês, Prof. Bertilde Guerra – Geografia, Dr. Antonio Soares Junior – Matemática, Prof. Celina Viana – Desenho e Trabalhos Manuais, Maestro Irineu Wanderley dos Santos – Música, Prof. Eliseu Viana – Pedagogia e Educação Cívica.  Inspetores de alunos – Manuel Juvêncio Chaves e D. Ilná Melo Rosado, sendo secretariado pelo Prof. Manuel de Assis.   A Escola Normal de Mossoró tinha curso de três anos e se destinava ao preparo de professores para escolas isoladas, rudimentares e ambulantes do interior do Estado.

187 - 15.03.1922

Fundado o Mossoró Esporte Clube, agremiação esportiva de grande trajetória na vida dos desportos de Mossoró.  Seus principais jogadores eram integrantes do Bairro Doze Anos, figurando como mais destacados os irmãos Canuto e da família Aires.
 
Enviado por Steverson Aquino

 

Nenhum comentário :