quinta-feira, 21 de junho de 2012

.



MOSSORÓ: DATAS IMPORTANTES

170 - 14.12.1919

Falece em Mossoró, João da Escóssia Nogueira, diretor de O MOSSOROENSE em sua segunda fase, iniciada em 1902.  Jornalista, artista xilógrafo, nasceu nesta cidade a 27 de maio de 1873, tendo como genitor o jornalista Jeremias da Rocha Nogueira, pai da imprensa mossoroense.  Acometido de paralesia parcial desde 1910, João da Escóssia mesmo assim, não deixou de prestar serviços relevantes à sua terra, notadamente no setor artístico, como fotógrafo e exímio pintor de cenários para o Grêmio Dramático Familiar, de que rea um dos sócios animadores.  Sua vida em prol de Mossoró era bem dedicada, fazendo jus às homenagens do município, dando seu nome a uma de suas artérias. Era integrante desde pequena idade, quando ali foi batizado e admitido como ˜lowtom˝ da Loja Maçônica ˜24 de Junho˝, onde exerceu cargos de Vigilante, Secretário e Chanceler.  É patrono de uma Loja Simbólica do Grande Oriente Independente do Rio Grande do Norte, em Mossoró.

171 - 20.04.1920

Falece aos 75 anos o Professor primário Manoel Antonio de Albuquerque (pai Vobis), aposentado na administração do Presidente da Intendência, Cel. Francisco Vicente da Cunha Mota, por ato assinado a 30 de setembro de 1916.  O Professor Manoel Antonio exerceu o magistério por mais de 50 anos, desde os primórdios da progressista vila de Santa Luzia de Mossoró, na qualidade de mestre subvencionado pela Intendência, no subúrbio Macacos (Alto da Conceição) e adjacências.  Cidadão de espírito religioso, devotado a Nossa Senhora da Conceição, além de decidido cooperador daquele subúrbio onde mais se acentuava sua missão de educador, Manoel Antonio teve a iniciativa de construir uma capela, tendo por orago Nossa Senhora, mais tarde chegando até mesmo a mudar o nome do subúrbio para Alto da Conceição.   A capela ali construída, é hoje Igreja Matriz da paróquia do mesmo nome.

172 - 01.06.1920

Falece em Recife, o comerciante Francisco Tertuliano, sócio da importante firma exportadora de Mossoró – Tertuliano, Fernandes e Cia., constituída com outros industriais, dentre estes o Cel. Raimundo Nonato Fernandes.  O Cel. Francisco Tertuliano foi pessoa de destaque nos meios industriais da cidade, onde se tornou grande proprietário de salinas e casas residenciais e de comércio.

173 - 13.06.1920

Banquete de confraternização de 17 viajantes comerciais, representantes de conceituadas firmas do sul do país, no Grande Hotel, pelo evento de ˜Batismo˝  de um novato da classe, o português Francisco Guimarães, da firma Gomes Welich & Cia., do Rio de Janeiro, que pela primeira vez viajava ao interior do país, direto para Mossoró. Foi nessa oportunidade, durante o banquete ali realizado, de que participaram autoridades, comerciantes e representantes da imprensa, como convidados, sugerida a idéia de construção de um hospital de caridade em Mossoró, pela palavra do viajante Alberto Tigre, mais tarde chefe da firma que lançou os afamados cofres Tigre, sendo a iniciativa aplaudida pelos presentes, inclusive por seus colegas que em nome de seus representantes subscreveram importâncias de grande monta.   O banquete teve a participação direta do viajante Antonio Decusatti, na qualidade de ˜mestre cuca˝  improvisado.  Daquela iniciativa, surgiu a indicação de um Comitê Central incumbido de supervisionar a campanha para a construção do Hospital de Caridade de Mossoró, que ficou assim constituído: Presidente – Dr. Francisco Pinheiro de Almeida Castro, vice-Presidente – Cel. Delfino Freire da Silva, Secretário – Dr. Rafael Fernandes Negreiros e Tesoureiro – Cel. Luiz Colombo Ferreira Pinto.

174 - 07.07.1920

Entra em circulação o jornal ˜O Lábaro˝,  de que era proprietário o industrial Hemetério Leite, tendo como diretor o Padre Manoel da Costa, Diretor do Colégio Santa Luzia e redator principal, Tadeu Vilar de Lemos.

175 - 12.09.1920

Fundação do Ipiranga Esporte Clube, entidade recreativa destinada à pratica do futebol.  Seu primeiro Presidente, Padre Manoel da Costa, diretor do Colégio Diocesana Santa Luzia, sendo demais integrantes da diretoria, escolhida por aclamação, os desportistas Sólon Aranha, Bonifácio da Costa Queiroz, Vicente Leite de Oliveira, Manoel Lopes de Melo, João Felipe de Oliveira, Alfredo de Souza Melo, Duodécimo Rosado, José de Castro Cordeiro, Francisco Trajano.   O Ipiranga Esporte Clube foi o segundo grêmio desportista fundado em Mossoró, tendo adotado as cores branco e preta para a sua equipe.

176 - 24.11.1920

Entronização de ˜Cristo no Juri˝, com benção do Padre Ulisses Maranhão.  O acontecimento em apreço constituiu como o primeiro no Estado do Rio Grande do Norte e o segundo em todo o país.  Estiveram presentes ao ato o Dr. Antonio de Oliveira, Juiz de Direito da Comarca, Drs. Almeida Castro e Benício Filho, Cel. Bento Praxedes e o Sr.José Alves Tavares, representando o comércio local.

177 - 28.11.1920

Falece o Dr. Jerônimo Rosado Filho (Rosadinho), médico mossoroense, formado pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro.  O Dr. Rosado Filho desfrutava de grande estima em meio dos círculos sociais da cidade, sendo sua morte bastante deplorada por parte de seus amigos e conterrâneos.

Enviado por Steverson Aquino


Nenhum comentário :