domingo, 16 de outubro de 2011

POR RUI NASCIMENTO




 DIA DO PROFESSOR:

O QUE COMEMORAR!

PROFESSOR, uma das mais belas profissões do mundo. Mas será que aqui no Brasil há o que comemorar? Não! Infelizmente em nosso país ser professor é sinônimo de sofrimento, desestímulo, humilhação, desvalorização, desrespeito, além de ser este um dos profissionais que tem a pior remuneração do país, apesar da responsabilidade que o mesmo tem, pois passa por ele o compromisso de formar as demais profissões e de preparar as gerações para o futuro.

Não à toa a carreira docente afasta a cada dia mais profissionais, afinal quem vai querer dedicar-se a tamanho desafio, sabendo o futuro incerto que o espera? Hoje podemos constatar que até um servente de pedreiro pode ganhar salário igual ou superior ao de um professor, não desmerecendo a função de servente, pois é digna tanto quanto outra qualquer, mas no caso do professor, profissional que dedica a vida aos estudos, é no mínimo incoerente constatarmos tal desigualdade.

Falo do assunto com conhecimento de causa, pois tenho em minha família um sem número destes profissionais e acompanho ao longo de minha vida o sofrimento destes, desde meu pai, passando por mim, que não resisti, e, decepcionado desisti, chegando a minha esposa, que, apesar de todos os percalços resiste e há quase 25 anos ainda desempenha com imenso prazer e satisfação esta atividade digna, mas inglória por tudo que tem passado ao longo de tantos anos, sem ter o reconhecimento e a valorização que a profissão merece.

Talvez fosse chegada a hora de a sociedade fazer uma reflexão e analisar o verdadeiro valor do professor, profissional desprezado por todos, mas que sem ele os outros não existiriam. Talvez sejam justamente desprezo e indiferença os motivos que, sem percebermos estejam contribuindo para que haja tantas mazelas neste país, a começar pela política e pelos políticos, pois são eles quem mais contribuem disfarçadamente para que não valorizemos o professor. A quem interessa professores bem preparados, bem pagos? A quem interessa uma sociedade consciente, uma massa-gente pensante, capaz de decidir por sua própria consciência?

Professor estimulado e bem preparado é capaz de influenciar as massas, a partir da base, na formação e na construção da personalidade do indivíduo e isso não interessa a certos “profissionais”, que tem como princípio básico de suas “atividades”, a inconsciência e alienação das massas, por isso, não faz bem a estes “indivíduos”, uma sociedade com senso crítico, com capacidade mínima de pensar, por isso temos uma educação tão pobre. É nesse contexto que se constrói uma nação de analfabetos funcionais, que atende aos interesses de uma minoria covarde, que se “alimenta” dessa “produção” de incapacitados de pensar e entender o que os torna massa de manobra, capazes de girar e manter o ciclo que torna certos "cidadãos" pretensos eternos donos do poder. Temos que mudar essa realidade. Ainda dá tempo!

Apesar de tudo, parabéns Professor! Você é a esperança de que ainda seremos uma grande nação! O Brasil merece! Contamos com vocês nesta luta inglória!

NOTA DO BLOG:
 
Meu caro amigo e colaborador Rui Nascimento, tomei a liberdadde publicar o seu comentário em forma de artigo/texto, pois  o mesmo reflete, de maneira nítida a nossa triste realidade.



Um comentário :

Rui Nascimento disse...

Obrigado Carlos Carlos. Me sinto lisonjeado por tamanho prestígio.