segunda-feira, 17 de outubro de 2011

UERN - POR ANA DANTAS




 CRIAÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO 

EM CIÊNCIA  E TENCOLOGIA


DEFESA

Minhas caras conselheiras e meus caros conselheiros,

Certamente gostaríamos de ter a oportunidade de pessoalmente falar com cada um de vocês sobre o projeto de criação do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia (PPC) na UERN/Natal antes da reunião do CONSEPE. Como não será possível, faremos aqui uma breve exposição em defesa desse pleito.

Primeiramente, gostaríamos de informar que temos planejado a UERN/Natal em sintonia com PDI de nossa Instituição. Temos analisado a situação financeira, a responsabilidade social e compromisso da UERN para com o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado do Rio Grande do Norte.

E por isso vemos esse projeto como uma grande oportunidade para a UERN. Entendemos que a UERN em Natal, assim como em todos os outros Campi, deve ser usada como um canal de divulgação positiva de nossa Instituição.

O Campus de Natal possui apenas quatro cursos, quase o mesmo número que um núcleo avançado. Embora tenhamos uma comunidade acadêmica super envolvida com todas as causas da UERN, não se limitando a Natal, temos tido dificuldades de nos consolidarmos na Capital, por sermos poucos. Por exemplo, no turno diurno temos apenas o Curso de Ciência da Computação em funcionamento. Nossos alunos não tem vivência universitária, faltam estudantes de outras áreas do conhecimento para provocar esse amadurecimento.

Nosso anseio sempre foi fazer a UERN/Natal ser reconhecidamente uma IES pública de qualidade e responsabilidade social na Capital do Estado. Em Natal teremos um espaço perfeito. A sede definitiva está sendo construída na zona norte da cidade, região superpopulosa e carente de políticas públicas.

A zona norte possui 56% da população de Natal. Certamente a UERN, única Universidade pública da região, será o patrimônio mais nobre daquela comunidade. Esse Campus também deverá atender a demanda da microrregião constituída por Municípios circunvizinhos, como por exemplo, São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim, Touros, Rio do Fogo, Extremoz, São Miguel do Gostoso, entre outros.
A infraestrutura física que está sendo construída conta com 20 salas de aulas, biblioteca, espaço administrativos, laboratórios, etc. A nova sede comporta facilmente os cursos existente, e pelo menos mais de um curso novo.

Diante do exposto, nossa comissão de planejamento, criada há pouco mais de dois anos, e representada por todos os seguimentos acadêmicos, onde lá são discutidas e tomadas todas as decisões sobre o futuro da UERN/Natal, decidiu construir um plano de expansão para o Campus de Natal.

Reconhecendo o potencial tecnológico do Estado e o fato de que a UERN não contempla a área de ciências tecnológicas resolvemos investir em cursos da área tecnológica.

O Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T), um curso multidisciplinar, está inserido no contexto da nova Educação Superior no Brasil, conforme parecer e PCC anexos.

Fazendo uma síntese, o BC&T é um curso de 3 anos que consiste em dar fundamentos básicos humanísticos, sociais, científicos e/ou tecnológicos. A escolha das disciplinas optativas, 360 horas, norteia o perfil do aluno para uma formação continuada, que seria o reingresso para um segundo ciclo.

Embora, pensemos em criar, no futuro, o segundo ciclo que seria a formação continuada de mais 2 anos para engenharias e/ou mais 1 ano para licenciaturas ou bacharelados, por enquanto, a opção de segundo ciclo será, exclusivamente, em outras Universidades que possuem o Bacharelado em Ciência e Tecnologia. A saber, no Estado temos 750 vagas/anos na UFRN e 260 vagas/ano na UFERSA.

Considerando as dificuldades financeiras da UERN, conquistamos recursos, através de emendas da bancada federal, para construir o Núcleo de Biotecnologia e Tecnologia Ambiental (BIOTECAM). Enquanto o BIOTECAM é construído continuaremos buscando formas alternativas de recursos para a montagem dos laboratórios. Lembrando que esses laboratórios  não serão de ensino e sim de pesquisa. Esse ambiente está sendo montado para que os professores/pesquisadores desse curso encontrem uma infraestrutura mínima disponível para logo começarem a participar de Editais de fomento à pesquisa para captação de recursos. Essa área é uma das mais contempladas em chamadas públicas das agências de fomento a pesquisa.

Do ponto de vista de infraestrutura física, enquanto a sede definitiva não fica pronta, o curso pode funcionar, por um ano normalmente, na sede provisória. É importante lembrar, já que o parecer deixa confuso, que não será necessária nenhuma construção extra para o funcionamento curso. O Campus de Natal em sua sede definitiva terá uma infraestrutura adequada para o funcionamento do curso.

As necessidades especiais para o curso são os equipamentos para os laboratórios de ensino,  acervo bibliográfico e recursos humanos, com detalhes Do desembolso financeiro programado no PCC.

Portanto, considerando o anseio, o esforço, a responsabilidade e o trabalho de nossa comunidade acadêmica, gostaríamos de solicitar-lhes para que votem com o parecer da relatora.

Aproveitamos a oportunidade, para parabenizar o trabalho da propeg, na pessoa da Profa. Moemia durante todo esse processo.

Nosso pedido para que participem e alimentem nosso sonho de ver esse Campus consolidado, vai além da aprovação do PCC, que já foi tão bem avaliado pela relatora. Gostaríamos, também, de garantir o início do curso no semestre 2012.1. Claro que conhecemos e respeitamos as normas desse conselho. Sabemos que em princípio esse PCC deveria ser aprovado, pelo CONSEPE, com 60 dias de antecedência da publicação do Edital do vestibular. Todavia, mesmo tendo trabalhado em tempo hábil, a primeira versão foi enviada a PROEG em 06/04, e tendo trabalhado durante todo o período de greve, somente agora tivemos a oportunidade de apresentar esta proposta a esse conselho, já que as reuniões desse conselho estavam suspensas.

Enfim, esperamos contar com o apoio de cada um de você na construção de mais esse projeto da UERN.

PS.: Mesmo não tendo direito a voto estaremos na reunião do dia 19/10 para ter a oportunidade, se for preciso, de esclarecer quaisquer dúvidas.




Nenhum comentário :