terça-feira, 28 de dezembro de 2010

FALTA DE RESPEITO E CONSIDERAÇÃO: 
DOMINGUINHO É BARADO NA FESTA 
PARA LULA E GONZAGÃO

Herdeiro do Rei do Baião, sanfoneiro foi um dos que ficaram de fora do lançamento do Centro Cultural cais do Sertão, último ato do Presidente em seu Estado natal


Dominguinhos (Foto) com Targino Gondim e os sanfoneiros convidados: Joquinha Gonzaga (PE), Marcos Farias (DF), Waldonys (CE), Arlindo dos 8 baixos (PE), Camarão (PE), Pinto do Acordeom (PB), Luizinho Calixto (CE) e Jaiminho (PE). Conforme o Site do Min. da Cultura, esta era a grade dos artistas que participaria  da cerimônia de lançamento oficial do Projeto Centro Cultural Cais do Sertão Luiz Gonzaga(foto do alto), no Marco Zero, hoje (28), com a presença do Presidente Lula;do Ministro da Cultura Juca Ferreira; e do Gov. Eduardo Campos. Mas a grade com o nome das atrações foi mudada. Sai a do MinC, entra a do Gov. do estado. Com nomes como Santanna, Maciel Melo e Roberto Cruz.


causou estranheza no meio do forró a ausência de Dominguinhos, Arlindo dos 8 baixos, Joquinha Gonzaga (sobrinho do Rei do Baião) e Camarão, todos bastante ligados a Luiz Gonzaga, sobretudo Dominguinhos, afilhado artístico de Gonzagão e considerado o maior nome vivo do forró. Anselmo Alves, um dos mais atuantes pesquisadores e produtor desta área foi um dos que estranhou: “Não tenho nada contra as pessoas que substituíram os nomes  da primeira grade anunciada, mas acho que é preciso respeitar Dominguinhos, Camarão, Arlindo, Joquinha, que fizeram parte da história de Gonzaga, e que inclusive cancelaram compromissos para participar deste evento. Embora tenha seu nome na grade, o mestre Camarão, que tocou durante vários anos com Luiz Gonzaga, diz que não foi convidado para este show: “Não falaram comigo, não recebi convite para participar”.

Armando Almeida, assessor do Ministro Juca Ferreira, por telefone, de Brasília, diz que devido a equipe estar diminuída no período natalino, o site não foi atualizado. “No final do ano ficamos com metade de pessoas trabalhando. “Há um revezamento”. Segundo ele, a mudança aconteceu por falta de sintonia com o Gov. de Pernambuco, e também em face da disponibilidade do presidente Lula. “mudamos as datas para que o presidente comparecesse. Como ele precisa viajar no dia 29, foi preciso diminuir o número de artistas”. Justifica.


DOMINGUINHOS

O cancelamento surpreendeu Dominguinhos. “Não me pergunte porque eu não sei. O que sei é que estava no Diário Oficial da União, meu nome, de Arlindo, Camarão. De repente a programação caiu e entrou o pessoal de Pernambuco”, diz Dominguinhos em entrevista por telefone, de Fortaleza. Normalmente cordato, de falar baixinho, Dominguinhos não esconde sua irritação: “Chamaram a gente, mas nem tinha contrato assinado, e acho uma falta muito grande de respeito a Luiz Gonzaga, que conheci quando tinha oito anos de idade.

Em 1954 fui morar na casa dele, convivemos até o fim de sua vida”, continua o sanfoneiro garanhuense.


Para Dominguinhos há um "ranço" político na  história: Para eu tocar no Sítio da Trindade, foi preciso que um Deputado, meu amigo, do PT, intercedesse. Quer dizer, para eu tocar na minha terra é preciso interferência de alguém? Será que fiquei fora deste evento agora porque não apoiei a candidatura do presidente? Queixa-se Dominguinhos, referindo-se à sua participação na campanha de José Serra. Eu não sou obrigado a gostar de Lula. “Aliás, conheço ele desde o tempo de metalúrgico, quando estava em ascensão, várias vezes fizemos show para ele, eu, Gonzaguinha, Chico Buarque e outros”, faz questão de frisar.

Maciel Melo, Cristina Amaral. Nádia Maia, Santanna são alguns dos forrozeiros que também participam do show de hoje. Maciel Melo, que é amigo do Presidente Lula, estava na ilha de Itaparica, na Bahia, quando recebeu, com surpresa, o convite, semana passada. Ontem, no site do MinC, anunciava-se o evento de hoje, mas sem citar nome de nenhum artista.

Na parte do repente e poesia, se apresentam os repentista valdir Teles e João Paraibano, e ainda o declamador Antonio marinho.

Texto do José Teles 

Enviado por rOgério Dias

NOTA DO BLOG:

O blog publica na íntegra o comentário do artista e amigo rOgério Dias:

"Com toda certeza essa deliberação burra da comissão organizadora (Diga-se: Governo de Pernambuco), foi quem tomou essa decisão, Lula já provou por "A" + "B" que não é um homem burro, é sim; hoje "O homem mais popular do Mundo" isso não é agradável para os que não gostam dele (83% de popularidade, nenhum presidente do Brasil encerrou o seu governo com essa marca) mas em se tratando de bajuladores, não tem cristão no mundo que se livrem deles, talvez algum puxa-saco de Lula confidenciou a ornanização da Festa que Dominguinhos apesar de nordestino e cria de Gonzagão, fez campanha para um cara que odeia toda nossa tradição cultural Nordestina. Adoro suas músicas, mas ele nesta hora foi burro até demais."
rOgério Dias




Nenhum comentário :