Segundo a coordenadora do Programa Conexão Saberes, professora Ady Canário, o Programa será desenvolvido numa parceria com as escolas que vão disponibilizar os alunos e o espaço físico para a realização do curso pré-universitário. “O Projeto Universidade Viva está dentro do Programa Conexões de Saberes e prevê a realização de um curso pré-universitário para estudantes de baixa renda”, afirmou a professora.
Nesta quarta-feira pela manhã, 12, a equipe da UFERSA esteve visitando as instalações da Escola Estadual Aída Ramalho, no conjunto Walfredo Gurgel, em Mossoró. Além de conhecer as instalações da escola, a equipe conversou com os professores da rede estadual que aprovaram a parceria. A mesma receptividade foi comprovada na terça-feira, 11, quando foi feita a visita na Escola Estadual Francisco Veras, em Angicos.
Na ocasião, a professora Ady Canário explicou que objetivo do trabalho é contribuir com a formação de estudantes para o ingresso no ensino superior, promovendo o acesso e a permanência efetiva do aluno de escola pública na universidade.
Nessa primeira fase serão beneficiados 80 estudantes dos cursos de graduação da Universidade do Semi-Árido e 60 estudantes de escolas públicas. “Numa atividade da extensão universitária, os alunos da UFERSA, vão ministrar aulas preparatórias para Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM – para os estudantes estão concluindo o ensino médio na rede pública”, esclarece a professora Ady Canário. Ambos, vão receber uma bolsa de incentivo pela atividade. “Em breve, estaremos divulgando o edital com todas as exigências para participação do projeto”, adiantou.
A professora disse ainda que a equipe aguarda apenas a liberação dos recursos pelo Ministério da Educação para iniciar a atividade. O curso terá duração de seis meses, totalizando 960 horas/aula. Os conteúdos serão ministrados por módulos obedecendo aos critérios do ENEM nas áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas tecnologias; Linguagens, códigos e suas tecnologias.
“Queremos com essa ação fortalecer a formação do jovem da escola pública para o seu ingresso na universidade”, reforça a professora Ady Canário. Ela adiantou que a metodologia a ser utilizada no curso pré-universitário será com módulos por áreas e simulados, com os conteúdos propostos pelo ENEM.
Fonte: Site da Ufersa
Nenhum comentário :
Postar um comentário