sábado, 2 de janeiro de 2016

VOLTANDO NO TEMPO: CARTA

 A MINHA FILHA CARLA


Hoje é um dia especial para mim, dia do aniversário da minha primeira filha, não podendo compartilhar com ela esse belo momento in loco, resolvi publicar uma carta que fiz para ela no dia 02 de janeiro de 1994, dia que completou 15 anos.

Para socializar  e dividir minha emoção, estou publicando na íntegra a carta.

Carlinha,

Há 15 anos atrás, você nascia para trazer alegria e esperança ao meu viver. Com você, nasceram em mim a responsabilidade e orgulho de ser pai. E como é inesquecível a sensação de lhe ter em meus braços, tão pequenina e indefesa, a me fazer acreditar que somente eu poderia lhe proteger dos perigos dessa vida. Ainda penso assim e às vezes custo admitir que você cresceu e hoje, ao invés de minha menina, é a mais bela mocinha que meus olhos já vislumbraram.

É difícil expressar o amor que sinto neste papel. Como aqui descrever a alegria de ouvir sua voz a qualquer instante ou vela perto de mim? E como expressar a mágoa que sinto quando descubro tristeza em seu olhar e tenho ímpetos de acalentá-la em meu peito, para devolver-lhe o sorriso no rosto? Não, com certeza não é possível escrever todo o sentimento que tenho por você. Eu a amo muito e você não sai do meu pensamento e do meu coração.

Hoje, eu gostaria de sentá-la em meu colo, acariciar-lhe a cabeça e falar do mundo que está a sua frente e onde você vai desfrutar do esplendor de sua juventude. Que a vida possa lhe recompensar pelo que eu não pude fazer e que você saiba me perdoar pelas vezes que eu calei, falei o que você não queria ouvir ou estive ausente em momentos que você me queria perto.

Obrigado pela filha maravilhosa que você sempre foi. Obrigado a você, que é como um arco-íris em minha vida, a iluminar-me o futuro quando tudo parece escurecer, quando me sinto órfão de ideal, viúvo de utopia e vazio de esperança. Você, que é a aurora dos meus dias, fazendo despertar meus sonhos e conferindo-me ânimo para enfrentar o amanhã. Você que é o luar das minhas noites sem estrelas, povoando meu céu de esperança. Você que é a filha que se faz amiga, que me escuta, me aconselha, enxuga minhas lágrimas, dança e canta comigo, dá gargalhadas, viaja, dorme, acorda..., você, que é mais, muito mais do que eu consiga escrever, é razão de minha existência, causa de minha alegria, alicerce dos meus planos.

Queria poder lhe ofertar, hoje, tudo que você deseja, mas tenho somente amor para lhe entregar. Um amor terno e eterno, as vezes tolo, exigente, mas sempre sincero. Um amor que lembra dos seus primeiros passos, das brincadeiras, da primeira queda, da escola, das festinhas, do primeiro namoro. Um amor que hoje lhe admira, embevecido, incrédulo diante da sua beleza, sua meiguice, sua compreensão, seu caráter. Um amor que lhe idealiza no futuro, mais e melhor do que hoje (se isso for possível) e se encanta quando pensa em toda felicidade que você irá me proporcionar.

Quisera de maneira egoísta, pedir a Deus que congele-a no tempo para mim, para que seja sempre minha, Carlinha, filha que eu tanto amo. E é em nome desse amor que eu renuncio ao meu egoísmo e peço, com humildade, que ele lhe proteja e acompanhe os seus passos na maturidade que se aproxima a passos largos ao seu encontro. Que seja uma mulher bonita, honesta, sensível e inteligente. Mas...sabe, filha, se mesmo adulta um dia a vida lhe maltratar, seu pai estar sempre perto de você e quando o peito se apertar, com o choro preso na garganta, venha correndo sentar em meu colo e chorar baixinho porque o amor que hoje nos une em seus 15 anos, não diminuirá jamais.

Seja feliz hoje e sempre, é o que mais desejo...

Carlos Escóssia

Nenhum comentário :