terça-feira, 15 de julho de 2014

UFERSA SEDIA CONGRESSO DE 

ENGENHARIA QUÍMICA


Estudantes dos cursos de Engenharia Química do Norte e Nordeste se reúnem na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) até sexta-feira, dia 18, durante a 19ª edição do Congresso Regional dos Estudantes de Engenharia Química, realizado pela primeira vez na Ufersa

A abertura aconteceu na tarde de ontem, segunda-feira, dia 14, no auditório da Reitoria, com a palestra do profissional Ricardo Pinheiro, engenheiro químico da Petrobras CE/RN. Ele falou sobre os desafios do mercado, as possibilidades de atuação e também explanou sobre carreira do engenheiro químico dentro da petrolífera.

“Existe um mercado em expansão e a atuação dos novos profissionais pode se dá em áreas que muitas vezes a gente nem desconfia que exista profissional da engenharia química”, alertou Ricardo Pinheiro, na palestra de abertura do evento.

Até o primeiro dia do evento, a comissão recebeu mais de 170 inscrições, sendo que três terços desse público são de visitantes, conforme estimativa da comissão organizadora. Dentro da programação do congresso acontece também IV Semana de Engenharia Química e III Workshop Tecnológico do Semiárido e ainda minicursos, palestras, visitas técnicas e mostra de Iniciação Científica.

O encontro está pautado na temática “Socioambiental e tecnologia: as multifaces do engenheiro químico no mercado de trabalho”. Gabriella Freitas é estudante do quinto período de Engenharia Química pela Universidade Federal do Ceará – UFC, e explica que o encontro tem por objetivo complementar a formação dos estudantes, aliando o aprendizado da sala de aula com a prática.

O curso de Engenharia Química da Ufersa tem por objetivo formar profissionais capazes de projetar e operar indústrias químicas, serem capazes de desenvolver novos produtos e processos, estarem capacitados a absorver e desenvolver novas tecnologias, atuar de forma crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, além de considerar seus aspectos econômicos, sociais e ambientais.

Fonte: Assessoria de Comunicação da UFERSA 


Nenhum comentário :