terça-feira, 27 de agosto de 2013

UFERSA ASSINA PARCERIA PARA 

PESQUISA COM DESTILADO DE FRUTA



O professor José de Arimatea de Matos, reitor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, assinou na noite desta quinta-feira, dia 22, Termo de Convênio de Cooperação Técnica e Financeira com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para a produção de destilados com frutas típicas da região.

A Universidade já desenvolve pesquisas para produção de destilados, sobretudo usando o melão como matéria prima. Com a assinatura do Termo, no entanto, a iniciativa deverá se estender ainda a outras iguarias típicas do Semiárido. O termo prevê investimentos na ordem de R$ 45 mil, geridos pela Fundação Guimarães Duque (FGD).

De acordo com o professor José de Arimatea de Matos, a maior fatia desse recurso será aplicada no financiamento de vagas para estágios. “A parceria com o Sebrae vai nos permitir ampliar o número de estagiários para o desenvolvimento de pesquisas com destilado. Isso porque já dispomos de uma ampla estrutura de laboratórios e pesquisadores”, pontua ele.

O professor Rafael Castelo, presidente da FGD, também assinou o Termo de Cooperação e comenta que a iniciativa evidencia a capacidade da Fundação em intermediar parcerias que fortaleçam o desenvolvimento de pesquisas para a região. “A Fundação cumpre o seu papel ao incentivar o fomento à pesquisa a partir das potencialidades da nossa região. Fizemos nosso trabalho ao unirmos a Universidade com o Sebrae, agora, quem ganha é o desenvolvimento do Semiárido”, defende o professor Rafael Castelo.

Já o Sebrae explica que a intenção é agregar valor à fruticultura da região. Para isso, a Universidade dará continuidade com os trabalhos já desenvolvidos com o melão na área de Engenharia Química e passará agora a dispor da parceria com o Sebrae para a medição de qualidade.

O resultado será a criação de patente livre para o produto, seguindo as normas de qualidade para o uso do destilado de frutas. O diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcante, pontua que o trabalho irá valorizar a região. “Iremos agregar valor as nossas frutas. Os testes que já estão em andamento usando o melão é a prova disso ao torná-lo um produto nobre, sobretudo para a região do Semiárido”, explana Cavalcante.


A solenidade de assinatura do termo aconteceu no estande da Ufersa montado na Praça Central da 26ª edição da Feira Industrial e Comercial da Região Oeste (Ficro), pouco antes da abertura oficial do evento. O reitor também participou da abertura e destacou a parceria da Universidade com as empresas organizadoras do evento para o desenvolvimento da economia do Semiárido.

UFERSA NA FICRO

A Ufersa permanece com programação no seu estande montado na Ficro, até este sábado, dia 24, no Centro de Exposição e Eventos Eneias Negreiros (Expocenter), localizado no Câmpus Leste da Ufersa.


Essa é a primeira edição que a Ufersa participa efetivamente do evento com programação distribuída durante os quatro dias. Em uma ilha de 48 metros quadrados, estão expostos alguns dos projetos de extensão desenvolvidos pela Universidade. Entre eles, o público visitante terá acesso ao Cactus Baja, um protótipo de veículo Off road projetado pelos estudantes do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia e que vem se destacando nas competições nacionais do gênero.

E ainda ao programa de pesquisa com Robótica, que também vem gerando bons resultados ao propiciar aos alunos da rede municipal de ensino o aprendizado por meio da inclusão digital. Já os estudantes dos cursos de Ciências Exatas expõem suas habilidades com cubo mágico.

Fonte: Assessoria de Comunicação da UFERSA 
 

Nenhum comentário :