quarta-feira, 21 de agosto de 2013

GENIVAN VALE OUVE RELATOS 

DRAMÁTICOS DOS MÉDICOS DO HRTM


Os médicos que prestam serviço ao Hospital Regional Tarcísio Maia realizaram reunião ontem à noite no Hotel VillaOeste onde relataram ao vereador Genivan Vale (PR) a situação preocupante com que estão tendo de realizar o seu trabalho no referido hospital.

Os médicos ligados ao Sindicato SINMED, relataram diversos problemas graves como a falta de materiais tais como scalp, gazes, seringas de 10 e 20 ml, luvas de procedimentos e fios cirúrgicos, além da falta de equipamentos tais como Otoscópios, Raio X, Ultrasom, Endoscópios e de medicamentos como Morfina e Ferosemida dificultando reverter os quadros de edema de pulmão.

A falta desses materiais colocam em risco a vida de alguns pacientes haja vista que o otoscópio impede de o otorrino fazer a retirada de corpos estranhas de ouvidos e gargantas. Diante desta situação este que é um procedimento simples, pode se tornar grave, pela falta de um otoscópio.

“Ouvimos relatos dramáticos dos médicos que atendem no HRTM, de casos em que pacientes chegam com perfurações à bala, o médico precisando estancar o sangramento e o hospital não ter o fio cirúrgico, obrigando o médico a buscar em sua clínica. Toda essa falta de condições tem feito com que a população coloquem os médicos como alvos das insatisfações, quando na verdade o alvo certo é a falta de estrutura do Estado e dos gestores não darem as condições técnicas mínimas para que os médicos façam seu trabalho, que é o de salvar vidas”, ressalta Genivan.

Todos os pontos reclamados na reunião em relação ao Hospital foram anotados e vão compor um requerimento que o vereador Genivan Vale vai enviar ao Secretário Estadual de Saúde, Dr. Luis Roberto, solicitando deste a resolução urgente destes pontos, para que o problema não tome dimensões maiores.

Hoje pela manhã o SINMED RN já divulgou indicativo de greve e os médicos em todo o Estado estão preparando relatórios sobre a falta de condições de trabalho e estrutura nas unidades de saúde do RN para encaminhar ao Ministério Público. Dia 27/08 os profissionais farão uma hora de paralisação total dos atendimentos.

Fonte: Assessoria de Comunicação

 

Nenhum comentário :