sábado, 23 de março de 2013

À COMUNIDADE ACADÊMICA DA UERN


Prezados e prezadas colegas da comunidade acadêmica,

Nossa participação no processo de escolha de reitor e vice-reitor da UERN deu-nos a possibilidade ímpar de dialogar com vocês e aprofundou nosso conhecimento sobre os problemas e necessidades de nossa universidade. Estamos ainda mais convictas de que mudanças substanciais e urgentes precisam ser feitas e da necessidade de continuar buscando essas mudanças.

O processo eleitoral revelou também que a democracia na UERN precisa ser ampliada. O cerceamento do direito de votar dos estudantes (mesmo que temporariamente), o constrangimento imposto a técnicos administrativos ao longo do pleito, inclusive na hora de votar, além do uso censurável da estrutura administrativa da Universidade em favor de uma candidatura, tornou o pleito desigual, menos democrático. Essas considerações são necessárias, pois em nosso entendimento essas práticas devem ser banidas da nossa instituição. Abolir tais práticas precisa ser um compromisso de cada um e cada uma de nós, mas deve principalmente ser um compromisso do reitor e do vice-reitor eleitos.

Aproveitamos o momento para parabenizar todos os que participaram como candidatos, os professores Aldo Gondim, Carlos Nascimento, Lúcio Ney, Gilton Sampaio e Pedro Fernandes, que como nós, se colocaram como opções nesse processo de escolha. À comunidade acadêmica e em particular aos professores eleitos Pedro Fernandes e Aldo Gondim, reafirmamos o nosso compromisso da permanente defesa da UERN como uma universidade autônoma, democrática e com compromisso social, independentemente de nossas concepções de universidade.

Por fim, os nossos agradecimentos a todas e todos, em especial, aqueles e aquelas que acreditaram em nosso trabalho, nos apoiaram e defenderam a seu modo o nosso projeto de Universidade.

Atenciosamente,
Professoras Ana Dantas e Glaúcia Gláucia


Nenhum comentário :