JORNALISTA LANÇARÁ LIVRO NO
MUSEU LAURO DA ESCÓSSIA
O Museu Municipal Lauro da Escóssia recebe, na próxima quinta-feira (21), o lançamento do livro “Como se fosse letras”, do jornalista Paulo Araújo. O lançamento acontece a partir das 20h. O livro, publicado pelo selo de não-ficção “Bons Costumes”, da editora Jovens Escribas, é uma coletânea de reportagens, entrevistas, perfis, ensaios e crônicas escritas e publicadas em diversos jornais, revistas e sites na última década. Um dos capítulos do livro trata de reportagem sobre a cidade de Mossoró, produzida para a revista Glam.
Dividido em cinco capítulos, o livro, que foi lançado com sucesso em Natal no dia 7, traz um panorama com explicações didáticas e exemplos práticos de cinco gêneros jornalístico. Um dos blocos, o de reportagens, é todo dedicado a Mossoró com o texto “A Locomotiva do Oeste”, um grande panorama cultural, econômico e social do desenvolvimento de Mossoró, publicada originalmente na revista Glam, do colunista George Azevedo.
No capítulo de entrevistas, por sua vez, o leitor vai encontrar uma longa conversa travada entre Paulo e o escritor paraibano Ariano Suassuna no Recife. “Ariano falou de coisas inéditas nessa entrevista, tais como o tempo em que morou no Rio Grande do Norte, os bastidores da construção literária da peça “O Auto da Compadecida” e o projeto para nunca morrer, diz Araújo.
Um brasileiro em Angola
Em 2008, Paulo Araújo fez parte da equipe de jornalistas brasileiros que criou o primeiro jornal de economia e finanças de Luanda, em Angola. A experiência acabou resultando num longo panorama sobre a cultura africana, publicado em 2009 na revista da Livraria Cultura. No livro, além desse ensaio, o leitor vai encontrar um bem humorado “Dicionário Angolano” para entender o país africano que mais se parece com o Brasil e os causos de confusão linguística entre brasileiros, angolanos e portugueses.
No Rio Grande do Norte, o jornalista lançou o olhar, além de Mossoró, sobre a região do Seridó, palco de uma das três maiores festas religiosas do Brasil, a de Santana, e fez uma adaptação da história de Chapeuzinho Vermelho para o Rio Potengi, em Natal, escrita na época em que Araújo era aluno do curso de Estilos Jornalístico, do professor Vicente Serejo, autor do prefácio.
Sobre a obra, o jornalista Vicente Serejo escreveu o seguinte:
“Paulo Araujo reúne aqui verdadeiras esculturas nascidas do seu olhar, bem cuidadas no esmero de fazê-las com a tinta da emoção e do bom humor. Reportagens, perfis, entrevistas, ensaios e crônicas nascidas do talento de quem sabe olhar as pessoas e as coisas. Retirando tudo quanto possa ferir a nitidez no seu olhar perfeito de repórter que se envolve numa teia de exercício e paixão. Do sertão velho e monumental, plantado entre lajedos, ao continente africano, onde dormem as raízes ancestrais de homens que de tão eternos nos seus hábitos e sonhos até parecem deuses.”
Sobre o autor:
Paulo Araújo começou a carreira como repórter da TV Universitária da UFRN, onde se formou em Comunicação Social. Foi o primeiro potiguar a participar do Curso Abril de Jornalismo na revista Veja e trabalhou durante oito anos na Editora Abril, em São Paulo, com passagem pelas revistas Nova Escola, Veja na Sala de Aula, Ana Maria e Gloss.
Em 2008, foi colaborador da revista Época, da Editora Globo, e participou da equipe de consultores brasileiros que criou o Jornal de Economia e Finanças de Angola. De volta ao Brasil, em 2009, foi diretor de jornalismo da TV Ponta Negra (SBT) e da SIM TV (Rede TV). Atualmente, colabora com as revistas da Livraria Cultura, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Glam e Versailles.
Jovens Escribas / Bons Costumes
Este é mais um lançamento do “Bons Costumes”, selo da “Jovens Escribas” para livros de não-ficção ou produzidos por encomenda. Além de Paulo Araújo, já lançaram pelo selo Clotilde Tavares, Rostand Medeiros, Ana Célia Cavalcanti e Zélia Guerra.
Serviço:
Lançamento do livro “Como se Fossem Letras” de Paulo Araújo (Ed Jovens Escribas)
Data: quinta-feira, 21 de março,
Hora: a partir das 20h
Local: Museu Lauro da Escóssia
Preço do livro: R$ 30,00.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social - PMM

















































Nenhum comentário :
Postar um comentário