quinta-feira, 24 de janeiro de 2013


PREFEITA CLÁUDIA REGINA APRESENTA 

DIRETRIZES PARA A EDUCAÇÃO


A prefeita Cláudia Regina reuniu na manhã desta quinta-feira, 24, parte da equipe de assessoramento da Prefeitura Municipal de Mossoró e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINDISERPUM) para apresentar as diretrizes da gestão na área de Educação.

O ponto norteador de todo o trabalho, segundo a chefe do executivo municipal, será o resgate da família para dentro de todas as ações do Governo do Município. “Queremos trazer a família para dentro de todas as áreas da estrutura do município e não há um caminho melhor que não seja a escola”, argumentou a prefeita Cláudia Regina, conclamando os representantes do Sindicato para selarem parceria pautada no diálogo.

A gestão do Município em Educação está traçada, prioritariamente, na garantia das conquistas da categoria; na valorização dos servidores; no trabalho para erradicar o percentual de professores leigos (aqueles ainda sem formação superior); na retomada do concurso público; no comprometimento de 28,5% do orçamento do município para Educação; na garantia de pagamento do 14º salário para as escolas que forem bem avaliadas e no cumprimento do que estabelece o Ministério da Educação em relação ao salário do docente.

Cláudia Regina destacou a importância do profissional em Educação para a continuidade dos bons indicadores que o município tem alcançado. “Quando nos referimos à valorização do servidor, isso não inclui apenas a remuneração salarial, mas também trazer o professor para dentro desse processo de valorização da Educação. E isso está garantido quando aprovamos o Plano de Capacitação dos Profissionais da Educação (Lei Complementar 076/2012)”, explanou a prefeita Cláudia Regina.

O ano letivo irá começar no próximo dia 18 de fevereiro. De acordo com a secretária de Educação, professora Ieda Chaves, que também participou da audiência, o calendário letivo está equiparado com o da rede estadual e rede privada de ensino. Quanto ao concurso público, o município pediu a suspensão do processo licitatório para redimensionar o planejamento das necessidades em função das aposentadorias e da implantação de Tempo Integral nas Unidades de Educação Infantil.

Dentro do redimensionamento estratégico realizado pela consultoria Falconi Consultoria e Resultados, a fatia de 28,5% do orçamento reservado à Educação está sendo distribuído de forma que também atenda mais fortemente os investimentos na área, como forma de garantir a qualidade e os bons indicadores da Educação Municipal.

A presidente do Sindicato, Marilda Sousa, parabenizou a prefeita Cláudia Regina pela iniciativa e se comprometeu, junto com a categoria, de manter diálogo com o município. “Com todos esses compromissos assegurados, teremos pouco trabalho. Com certeza voltaremos sentar à mesa para discutir outras questões, mas com a certeza de que decidiremos pelo melhor para os professores e, consequentemente, para a qualidade da nossa Educação”, defendeu a líder sindical.

Também estiveram presentes nesse primeiro encontro, Olavo Hamilton (consultor), Julierme Torres (Secretário de Comunicação), Manoel Pereira (assessor especial); o promotor de Justiça Flávio Côrte, representando o Ministério Público; o vereador Luiz Carlos, representando a Câmara dos Vereadores de Mossoró; Assis Filho, secretário-geral da Federação dos Trabalhadores em Administração Pública Municipal do RN (FETAM/RN). Sindicato foi representado também pela senhora Lúcia Nogueira, Emiliano Apolinário, Vera Denise e Rômulo Arnaud.

Secretaria de Comunicação Social
Esdras Marchezan
Diretor de Comunicação Institucional


Nenhum comentário :