sábado, 29 de setembro de 2012

Por José Romero Cardoso*



 CONSIDERAÇÕES SOBRE MINIBIBLIOTECA

 PROFESSOR VINGT-UN ROSADO


Dois grandes nomes da inteligência nacional lutaram com afinco pela instalação de bibliotecas em todos os recantos do País. Ambos de saudosa memória atendiam pelos nomes de Aziz Nacib Ab´Saber e Jerônimo Vingt-un Rosado Maia.O primeiro, descendente de árabes, nasceu em São Paulo e  abraçou a Ciência Geográfica, enquanto o segundo, filho de paraibanos, nascido em Mossoró (RN), abaraçou as Ciências Agronômicas.

Quando da entrega das novas salas no bloco dos professores lotados nas unidades acadêmicas da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, os docentes José Romero Araújo Cardoso e Benedito Vasconcelos Mendes passaram a dividir espaço acadêmico.

Ambos tiveram de imediato a idéia de contribuir para a dinâmica do pensamento dos grandes ícones da inteligência nacional, disponibilizando infraestrutura no próprio local de trabalho visando acomodar minibiblioteca que homenageará o professor Vingt-un Rosado.

Dessa forma, a dupla de professores pretende auxiliar o corpo discente em pesquisas acadêmicas, tendo em vista que a proximidade da instrução de profissionais com experiência em assuntos abordados pela Ciência Geográfica transforma-se em elo facilitador para o bom desempenho dos trabalhos cotidianamente desenvolvidos pelos nossos alunos.

A importância da leitura é tão grande que em 1948 o professor Vingt-un Rosado convenceu o então prefeito de Mossoró Jerônimo Dix-sept Rosado Maia a contemplar em sua plataforma de governo a necessidade de criar a Biblioteca pública Municipal, bem como o Boletim Bibliográfico, embrião da Coleção Mossoroense.

Após uma instigante palestra proferida no ano de 1936, nas dependências do Colégio Diocesano Santa Luzia, em Mossoró, pelo folclorista e historiador Luiz da Câmara Cascudo, Vingt-un Rosado se empolgou em trilhar pelos caminhos da cultura, dos livros, das bibliotecas e dos múltiplos conhecimentos.

O hábito de ler possui a peculiaridade de abrir mentes, alargar horizontes, exponencializar clarividências e fornecer diversas visões de mundo, condições imprescindíveis para a evolução do gênero humano.

Para que haja ênfase à viabilidade do projeto da minibiblioteca professor Vingt-un Rosado, houve contato com o digníssimo Diretor-Presidente da Fundação Vingt-un Rosado, mantenedora da Coleção Mossoroense, médico pediatra e professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Dr. Jerônimo Dix-sept Rosado Maia Sobrinho, sendo solicitada a doação de títulos da renomada obra imorredoura do grande mecenas mossoroense.

Consciente da importância da estruturação da minibiblioteca professor Vingt-un Rosado, Dix-sept Rosado Sobrinho se comprometeu em disponibilizar os livros necessários para que seja garantido o funcionamento do repositório literário que estamos estruturando em nosso lócus de trabalho na Universidade do estado do Rio Grande do Norte.

A maior riqueza que o gênero humano pode acumular está no conjunto de informações que só a leitura diária pode proporcionar, pois a descoberta das letras se constitui em um tesouro de valor incomensurável que se responsabiliza pela transformação necessária ao sucesso das relações salutares e benéficas que devem permear a simbiose entre os seres humanos.

(*) Docentes do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.


Nenhum comentário :