domingo, 23 de setembro de 2012

.


KILDEMIR DANTAS, UM BRAVO ENTUSIASTA DA 

AUTÊNTICA CULTURA NORDESTINA


O que mais chama a atenção em Kydelmir Dantas é quando ele incorpora o visual autenticamente nordestino, pois agrega sem cerimônias todos os valores da terra do sol quando enfia seu chapéu de couro na cabeça e começa a desfilar, instigando a todos para a importância de um gesto tão simples, mas que contém um significado simbólico de dimensão extraordinária.

Eu co conheci em meados do ano de 1994, quando de evento promovido pela Sociedade Brasileira de estudos do Cangaço o Museu Lauro da Escóssia, em Mossoró/RN.  Notei de imediato algo fora do comum naquele sertanejo paraibano natural de Nova Floresta, ficando claro que a tangência estava na forma irresoluta como estava a defender a importância da sublime arte de Luiz Gonzaga.

Para Kydelmir Dantas, Luiz Gonzaga sintetiza anseios incontidos de um povo que foram extravasados de forma extratosférica através da cadência ímpar que intercala os sons da sanfona, do zabumba e do triângulo enquanto imbricação sensacional da cultura musical de um povo que conseguiu se expressar do mais refinado circuito erudito da produção artística nacional aos anônimos e perdidos rincões de um sertão extasiado com o grau de identificação que a arte de Luiz Gonzaga suscita.

Enebriado pela “descoberta” da identidade contida na produção artística gonzagueano, kydelmir nunca se fez de rogado em expressar a felicidade de pertencer à construção efetivada por um grande nordestino, cujo legado perpetuar-se-á por sucessivas gerações, as quais certamente saberão render-lhes tributos devido às razões épicas de suas batalhas em prol da edificação da fabulosa cultura nordestina.

Não é difícil darmos de cara com Kydelmir Dantas pelas ruas de Mossoró metido em seu costumeiro figurino inspirado nas tradições das veredas da terra do sol. Aliás, basta um chapéu e uma bolsa de couro para que identifiquemos nesse paraibano arretado a essência regional que permeia suas práticas, ações e valores.

Extremamente educado, cultiva como ninguém as tradições dos velhos troncos genealógicos dos quais descende, como a fé cristã inquebrantável, o respeito ao semelhante, às famílias, aos amigos, aos idosos e a todos que porventura precisem de sua ajuda indispensável quando se tratam de assuntos referentes à história regional.

Kydelmir é especialista em vários assuntos que marcaram profundamente o nordeste brasileiro, como o cangaço, o messianismo, a música regional, o folclore, entre diversos outros, razão pela qual se tornou um dos mais brilhantes pesquisadores inserido na Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço.

Privar da amizade de Kydelmir Dantas é um privilégio raro que enriquece formidavelmente as relações de qualquer ser humano, pois o inteligente engenheiro agrônomo formado na terra de Zé Américo se notabiliza por ser possuidor de grandes virtudes, as quais se encontram indissociavelmente vinculadas ao código de honra de um povo forte e verdadeiro na expressão literal do termo.

(*) José Romero Araújo Cardoso. Geógrafo. Professor-adjunto do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. 


3 comentários :

Unknown disse...

Pessoa agradabilíssima.

Anônimo disse...

Agradecemos a postagem, o comentário e o texto do prof. Zé Romero.
Abraços a todos.
Kydelmir Dantas
Nova Floresta-PB / Mossoró-RN.

Anônimo disse...

Agradecemos a postagem, o comentário e o texto do Prof. José Romero.
Kydelmir Dantas
Nova Floresta-PB / Mossoró-RN