quarta-feira, 2 de junho de 2010

JUVENTUDE DO RN PARTICIPA DE FESTIVAL ENTRE 3 E 6 DE JUNHO EM FORTALEZA


Batucada Feminista do RN participa do show da banda “O Teatro Mágico” na noite do primeiro dia do evento


Cerca de 100 jovens do Rio Grande do Norte participam do I Festival das Juventudes de Fortaleza – América Latina e Lutas Juvenis entre os dias 03 e 06 de junho de 2010. O evento pretende reunir aproximadamente três mil jovens do Brasil e outros países da América Latina, promovendo a troca de experiências entre as diversas realidades vivenciadas pela juventude.


Segundo João Paulo Medeiros, da Pastoral Operária, os jovens do estado que seguem para Fortaleza na próxima quinta-feira, 03/06, são de diversos segmentos dentro do movimento juvenis, como a Marcha Mundial das Mulheres, CUT, movimentos rurais, pastorais e culturais. “A grande maioria dos jovens que vão já estão engajados nos movimentos, porém, qualquer jovem poderia participar do festival. Devido a quantidade reduzida de vagas – são dois ônibus para o RN - foi aberto apenas para o público jovem dos movimentos”, explica.


Durante o festival, serão realizadas três conferências: “Mobilização Social – a participação da juventude nos processos de mudança na América Latina”; “Apontando os desafios das Políticas Públicas de Juventude no Brasil” e “Ato de Lançamento da Plataforma das Juventudes – É possível unificar as lutas das juventudes?”. Além das conferências, serão realizadas também oficinas, encontros de movimentos juvenis, feiras de economia solidária, shows culturais e outras atividades.


João Paulo, esse é o primeiro evento promovido pela Prefeitura de Fortaleza e a expectativa é das melhores, principalmente, por ser um espaço para formação, articulação política e discussão e produção cultural. “Essa é uma oportunidade de formação política já que envolve diretamente a juventude na militância diária dos movimentos”, destaca. Kaliane da Silva, do coletivo de juventude da CUT, também salienta a importância do evento: “Esse festival se transforma num bom local externo, onde podemos levar as discussões que nós temos dentro dos nossos movimentos, fomentando o debate de assuntos essenciais da vida juvenil”.


Um dos pontos altos da participação da delegação potiguar no evento é a abertura do show da banda “O Teatro Mágico” pelas jovens da Batucada Feminista. A batuqueira Adriana Vieira fala sobre essa participação: “Esse grupo musical está inserido no que chamam de ‘nova MPB’ e dentre os vários grupos que estão surgindo agora, ele contempla um conjunto da diversidade cultural do Brasil, misturando ritmos musicais, arte circense, teatro, além de mostrar em suas músicas e atitudes uma visão voltada para a crítica social. Diante disso, para nós da Batucada essa participação se torna muito importante. Vamos fazer um ato dentro do show, levando um pouco das nossas lutas cotidianas e batuques”.


Participam do festival jovens de Mossoró, Janduís, Governador Dix-Sept Rosado, Natal e São Miguel do Gostoso.

Fonte: Leilane Andrade - Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário :