
Batucada Feminista do RN participa do show da banda “O Teatro Mágico” na noite do primeiro dia do evento
Cerca de 100 jovens do Rio Grande do Norte participam do I Festival das Juventudes de Fortaleza – América Latina e Lutas Juvenis entre os dias 03 e 06 de junho de 2010. O evento pretende reunir aproximadamente três mil jovens do Brasil e outros países da América Latina, promovendo a troca de experiências entre as diversas realidades vivenciadas pela juventude.
Segundo João Paulo Medeiros, da Pastoral Operária, os jovens do estado que seguem para Fortaleza na próxima quinta-feira, 03/06, são de diversos segmentos dentro do movimento juvenis, como a Marcha Mundial das Mulheres, CUT, movimentos rurais, pastorais e culturais. “A grande maioria dos jovens que vão já estão engajados nos movimentos, porém, qualquer jovem poderia participar do festival. Devido a quantidade reduzida de vagas – são dois ônibus para o RN - foi aberto apenas para o público jovem dos movimentos”, explica.
Durante o festival, serão realizadas três conferências: “Mobilização Social – a participação da juventude nos processos de mudança na América Latina”; “Apontando os desafios das Políticas Públicas de Juventude no Brasil” e “Ato de Lançamento da Plataforma das Juventudes – É possível unificar as lutas das juventudes?”. Além das conferências, serão realizadas também oficinas, encontros de movimentos juvenis, feiras de economia solidária, shows culturais e outras atividades.
João Paulo, esse é o primeiro evento promovido pela Prefeitura de Fortaleza e a expectativa é das melhores, principalmente, por ser um espaço para formação, articulação política e discussão e produção cultural. “Essa é uma oportunidade de formação política já que envolve diretamente a juventude na militância diária dos movimentos”, destaca. Kaliane da Silva, do coletivo de juventude da CUT, também salienta a importância do evento: “Esse festival se transforma num bom local externo, onde podemos levar as discussões que nós temos dentro dos nossos movimentos, fomentando o debate de assuntos essenciais da vida juvenil”.
Um dos pontos altos da participação da delegação potiguar no evento é a abertura do show da banda “O Teatro Mágico” pelas jovens da Batucada Feminista. A batuqueira Adriana Vieira fala sobre essa participação: “Esse grupo musical está inserido no que chamam de ‘nova MPB’ e dentre os vários grupos que estão surgindo agora, ele contempla um conjunto da diversidade cultural do Brasil, misturando ritmos musicais, arte circense, teatro, além de mostrar em suas músicas e atitudes uma visão voltada para a crítica social. Diante disso, para nós da Batucada essa participação se torna muito importante. Vamos fazer um ato dentro do show, levando um pouco das nossas lutas cotidianas e batuques”.
Participam do festival jovens de Mossoró, Janduís, Governador Dix-Sept Rosado, Natal e São Miguel do Gostoso.
Fonte: Leilane Andrade - Assessoria de Imprensa
Nenhum comentário :
Postar um comentário