terça-feira, 26 de maio de 2009

O QUE É SUBPRIME?

Carlos Escóssia

A crise econômica mundial, iniciada nos Estados Unidos, trouxe ao cenário econômico mundial o jargão subprime, cujo conceito tornou-se conhecido, apartir do momento em que os mercados financeiros foram abalados por notícias de elevadas perdas no financiamentos de imóveis dos Estados Unidos, o que afetou profundamente a saúde de grandes bancos e fundos de investimentos.

Subprime é um crédito de risco que é concedido a um tomador que não oferece garantias suficientes para se beneficiar da taxa de juros mais vantajosas (prime rate). O termo subprime é utilizado para designar uma forma de crédito hipotecário para o setor imobiliário, surgida nos Estados Unidos, destinada a tomadores de empréstimos que representa maior risco. O subprime tem como garantia o imóvel do tomador do empréstimo.

Com o excesso de liquidez no mercado global nos últimos 3 anos, os bancos e financeiras americanas passaram a financiar a compra de imóveis residenciais a juros muito baixos para pessoas com perfil de crédito ruim, no qual o próprio imóvel era a única garantia. Com a crise, veio a queda nos preços dos imóveis e os bancos ficaram sem perspectiva de rever os empréstimos feitos.

No mundo da globalização financeira, créditos gerados nos Estados Unidos podem ser convertidos em ativos que vão render juros para investimentos na Europa, Ásia, Africa e outras partes do mundo, desta forma o pessimismo influencia os mercados globais.

Um exemplo prático
Um americano refinanciou sua casa por US$ 850 mil e pegou o dinheiro do banco, agora a casa está valendo apenas US$ 250 mil e o camarada desiste de pagar as prestações deixando que a mesma seja tomada pelo banco. Como muitos investidores compraram fundos atrelados ao subprime e os bancos, com o desaquecimento do setor imobiliário, tinham menos dinheiro para ressarcir gerando uma crise de liquidez, que deixou duas saídas: bloqueios de saques dos investidores ou empréstimos do Banco Central, ambas apontaram para um grave problema no cenário econômico, dando início a um efeito dominó que afetou a economia Global.

2 comentários :

Anônimo disse...

testando! aceite ou recuse.. depois apague!

Carlos Escóssia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.