terça-feira, 16 de setembro de 2014

UFERSA ABRE ESPECIALIZAÇÃO 

VOLTADA PARA COMBATE AO RACISMO


A Universidade Federal Rural do Semi-Árido avança nas políticas de ações afirmativas. No último sábado, 13, aconteceu a abertura do curso de especialização UNIAFRO: promoção da igualdade racial na escola. Os alunos, a maioria professores da rede pública, de 17 municípios do Estado aonde há comunidades remanescentes quilombolas (Ceará-Mirim, Parnamirim, Macaíba, Pedro Avelino, Ipanguaçu, Assu, Patu, Portalegre, Touros, Poço Branco, Parelhas, Currais Novos, Lagoa Nova e São Tomé), foram recepcionados com roda de capoeira, no hall do restaurante universitário, durante café da manhã.

A pós-graduação tem como proposta fazer valer as diretrizes das relações étnicorraciais com a valorização da cultura afrobrasileira. “Esse é um momento especial ao vê a Ufersa colocar em prática a Lei 10.639, afirmou a professora da Ufersa Ady Canário, coordenadora da Coordenação Geral de Ação Afirmativa, Diversidade e Inclusão Social – Caadis, e vice coordenadora da especialização. A meta, adiantou a professora Ady Canário, é chegar ao curso de mestrado. “Em 2011 começamos com um curso de aperfeiçoamento que dentro da formação continuada se torna uma especialização e quem sabe um futuro mestrado”, afirmou. A Lei 10.639 versa sobre o ensino da história e da cultura afrobrasileira e africana, e ressalta sobre a importância da cultura negra na formação da sociedade brasileira.

A especialização UNIAFRO é o primeiro curso de pós-graduação na modalidade a distância oferecido pela Ufersa. “Investir na formação continuada de professores da rede pública de ensino também é papel da Universidade”, afirmou a professora Katia Cilene, coordenadora do Comitê Institucional de Formação Conituada da Profissionais do Magistério da Educação Básica. A aula magna foi proferida pelo professor da Ufersa Câmpus Pau dos Ferros, Emanuel Freitas da Silva, que bordou o tema: Educação escolar: a produção da invisibilidade do vísivel. 

A especialização UNIAFRO na Ufersa recebe o fomento do MEC/SECADI, e contou na abertura com a participação em vídeo da Profª Macaé Evaristo Secretária do MEC/SECADI - Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, do Ministério da Educação. Confira o vídio AQUI

 

Presente na abertura da especialização, o reitor da Ufersa professor José de Arimatea de Matos, inalteceu a necessidade das Universidade serem ocupadas em maior número por negros. Atualmente, o percentual de estudantes negros é de apenas 11%. O reitor ressaltou o programa de cotas, a interiorização das universidade e a adoção de políticas de ação afirmativas, com por exemplo, a Caadis, as licenciaturas Letras Libras e Educação do Campo, como alternativas para mudar essa realidade. “Trabalhar para a formação dos professores representar melhorar o ensino básico do país”, considerou o reitor. Arimatea de Matos.

Diante dos empecilhos e dificuldades enfrentadas pela população negra no decorrer da trajetória histórica, o professor da especialização, Lincoly de Jesus Alencar, considerou a pós-graduação como “sonho realizado”. “O nosso objetivo é construir um ambiente de promoção de igualdade racial principalmente no âmbito do ambiente escolar”, reforçou o coordenador da pós-graduação, professor Luiz Gomes Filho.

A coordenadora de comunicação do DCE, Rayane Cristina alertou para a importância da Universidade receber mais negros e negras. “Precisamos trazer o debate sobre a realidade da população negra para sala de aula, usar a educação para enfrentar a violência e o racismo existentes na sociedade”, pontuou.

CURSO

A especialização UNIAFRO: promoção da igualdade racial na escola tem carga horária de 360 horas/aula, sendo ministrada na modalidade semipresencial. A duração é de 10 meses, totalizando 10 módulos. O corpo docente é formado por 10 professores, sendo 5 da Ufersa e os demais de instituições parceiras (UERN, UnP e Secretaria Estadual de Educação). A pós-graduação tem 100 alunos matriculados.

Os módulos vão abordar as temáticas: Introdução a educação a distância; escravidão na história da humanidade; comunidades quilombolas; condicionantes legais para educação das relações étnicorraciais; educação, identidade e relações étnicorraciais; relações étnicorraciais no Brasil e educação antirracistas; educação das relações étnicorraciais e a construção do currículo escolar; material didático para educação das relações étnicorraciais; literatura afrobrasileira e, políticas de ação afirmativas.

Fonte: Assessoria de Comunicação da UFERSA
 

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