DAIN/UERN DISCUTE PLANO DE
AÇÃO NOS CAMPI AVANÇADOS
Entre os dias 02 a 10 de abril de 2014 o Departamento de Apoio à
Inclusão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (DAIN/UERN)
realiza uma Programação, nos Campi Avançados de Patu Assú, Caicó, Pau
dos Ferros e Natal.
O objetivo é apresentar e discutir o Plano de Ação, em que consta um
estudo sobre a Acessibilidade na UERN, além do plano estratégico para a
efetivação de Obras, aquisição de Equipamentos, necessidade de Recursos
Humanos e planos e metas para o quadriênio.
A Diretoria de Apoio à Inclusão desenvolve um trabalho com uma equipe
multidisciplinar fundamentada pelos princípios da Educação Especial na
Perspectiva da Educação Inclusiva no atendimento aos discentes e
comunidade acadêmica. Da mesma forma, tem sua vocação com vistas à
comunidade local, considerando o princípio da coletividade alicerçado
por sua convicção de um trabalho mirando à inserção social.
Sua proposta de inclusão é alimentada por ações sistemáticas com
planos e cronogramas de atividades de ensino, de pesquisa e de extensão,
o que demanda uma infraestrutura específica, básica, para o
desenvolvimento de ações concretas de uma equipe com técnicos
especializados. Da mesma forma, e como o mesmo tom, a interação, e
trabalho conjunto, com as Escolas Públicas de Ensino Básico, bem como as
instituições locais das quais somos parceiras, e com as quais
dialogamos na reciprocidade de atividades, o diálogo de trocas e
compartilhamentos dentro de suas demandas educativas e sociais para a
comunidade escolar e local.
A diretora da DAIN, Profesora Ana Lúcia Oliveira Aguiar, assegura que
com a Lei Estadual Nº 9.696, de 25 de fevereiro de 2013, e sua
efetivação já agora no Processo Seletivo Vocacionado/2014, dispondo
sobre 5% de vagas para candidatos com deficiência, “alarga nossa
responsabilidade de atendimento a todos e todas, na trajetória da
política de acessibilidade”. Esse processo reafirma a professora,
“implica, sem restar dúvida, na adesão da comunidade acadêmica e
comunidade local com vistas à acessibilidade a partir de ações voltadas
para a quebra de barreiras físicas, atitudinais, conceituais,
procedimentais”.
A UERN conta, até 2013.2, com 53 discentes com deficiência e
necessidades educacionais especiais cadastrados na DAIN, e partir de
2014, com cerca de 35 aprovados nas cotas para candidatos com
deficiência, no último PSV, o que lhe permitirá uma vivência de trocas,
compartilhamentos e aprendizagens. Além desse total, vislumbra-se ainda,
candidatos com deficiência aprovados no referido PSV, seja nas cotas
sociais ou nas vagas regulares. “Buscamos empreender o exercício
cotidiano de reflexão e de crítica sobre os processos formativos que
envolva os sujeitos nos espaços escolares e não-escolares, pensando numa
inserção mais acurada desses sujeitos na realidade que os cerca e
tomando como referência o fato de que essa realidade jamais estará
desvinculada do legado cultural que os constitui enquanto sujeitos
produtores históricos de sentido e de práticas sociais”, afirma Ana
Lúcia Aguiar.
A DAIN/UERN, ao traçar e trilhar os caminhos da inclusão reforça uma
prática que, sem dúvida, permitirá aos discentes com deficiência, e com
necessidades educacionais especiais, a construção de sua cidadania e um
convívio que prima pela participação plena e efetiva dos direitos de
todos e todas ao convívio humano, à participação plena e efetiva na
escola e na sociedade.
Fonte: Assessoria de Comunicação da UERN
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