MOSSORÓ SEDIA
5º ENCONTRO NORDESTE 2
A Expansão do Ensino Superior Público: realidade, perspectivas e desafios é tema central do debate que será realizado nesta sexta-feira (13), data do início do 5º Encontro Regional Nordeste 2, na sede da Aduern, Seção Sindical do ANDES-SN, em Mossoró (RN). Até o dia 14 de setembro, docentes estarão reunidos no Encontro para, entre outras pautas, discutir e dar encaminhamentos às deliberações do 58º Conad, realizado em julho em Santa Maria (RS).
Além do debate e da abertura no dia 13, a programação prevê um momento para informes da Diretoria e das Seções Sindicais e a discussão sobre o próximo Encontro Regional. “No primeiro dia de Encontro, faremos o debate sobre a expansão do Ensino Superior no Brasil e, no dia seguinte, seguiremos para a discussão sobre os encaminhamentos em relação às deliberações do 58º Conad que serão dados pelas Seções Sindicais da Regional”, explica o 2º vice-presidente da Regional Nordeste 2, Geraldo Carneiro. “Realizamos os Encontros Regionais para trazer para a base as deliberações dos eventos nacionais do ANDES-SN. Na Regional Nordeste 2, fazemos um encontro preparatório e um posterior ao Conad e ao Congresso”, acrescenta.
O 1º vice-presidente da Regional Nordeste 2 do ANDES-SN, Josevaldo Cunha, explica que a temática que será abordada no debate do primeiro dia foi sugerida pela Aduern, Seção Sindical que sediará o Encontro. “Ao discutir estas questões e dar os encaminhamentos às resoluções do 58º Conad, fazemos simultaneamente um debate sobre como o ANDES-SN tem dialogado com o cenário geral no que tange ao ensino superior no Brasil, como tem sido feita a expansão e os desafios que o Sindicato tem para fazer com que esta expansão seja feita com qualidade, sem condições precárias de trabalho, com a contratação de professores, por exemplo”.
“O Encontro traz elementos no sentido de ampliar o diálogo e compreensão dos docentes das Seções Sindicais em relação à pauta do ANDES-SN, na defesa da educação pública com qualidade, democracia, participação e inclusão, entre outras questões”, acrescenta Cunha.
De acordo com Carneiro, a expectativa é que as Seções Sindicais da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte estejam presentes. “Esperamos fazer um bom Encontro, pois estamos vivendo uma conjuntura favorável à organização dos docentes. Este Encontro discutirá a pauta que o Sindicato Nacional está melhor encaminhando para as universidades brasileiras”, explica Carneiro.
O diretor do ANDES-SN, Josevaldo Cunha, acrescenta: “o Encontro é importante para ampliar e intensificar o diálogo com os professores sobre a importância da defesa da educação pública, e todas as questões que envolvem esta temática”.
Encontro
Além da abertura, na sexta-feira (13), a diretora do ANDES-SN e professora da UFPE, Rejane Dias, falará sobre o tema central do Encontro. No dia 14, a programação prevê a discussão das seguintes pautas: discussão e encaminhamentos sobre as resoluções do 58º Conad, próximo encontro regional, além de informes das Seções Sindicais e da Diretoria.
Fonte: Andes-SN
Nenhum comentário :
Postar um comentário