terça-feira, 30 de outubro de 2012

.


MOSSORÓ: DATAS IMPORTANTES   
  

379 - 02.02.1949
 
Inauguração do primeiro chafariz público da cidade, nas imediações do aeroporto.  Presentes à solenidade, autoridades e povo, sendo a mesma presidida pelo então Prefeito Jerônimo Dix-sept Rosado, que em palavras  iniciais disse do interesse do seu governo em proporcionar aos diversos bairros melhoramentos idênticos ao que estava inaugurando e dando o nome de Francisco de Miranda Filgueira, sargento da FAB, numa homenagem póstuma ao jovem mossoroense tragicamente desaparecido em desastre aéreo em Natal. 

380 - 15.02.1949

O Prefeito Dix-sept Rosado cria 20 escolas municipais pela Lei nº 22, desta data, localizando-as nos vários núcleos rurais do município.  Referido ato foi recebido com geral simpatia dos mossoroenses, notadamente da parte dos habitantes da zona rural, cujos filhos passaram a receber educação primária sem a necessidade de deslocamento para escolas distantes de sua residência.

381 - 05.03.1949

Falece o Cel. João Ferreira Leite, nascido na cidade de Apodi a 25 de fevereiro de 1878.  Radicado a Mossoró desde jovem, tendo aqui se matrimoniado e constituído família.  Foi um dos mais sólidos comerciantes da praça no ramo de representações e conta própria, alem de ser influente político liderado pelo seu cunhado, Dr. Almeida Castro, com quem residiu durante toda existência daquele conceituado clínico e político mossoroense.

382 - 15.04.1949

Batismo do avião de treinamento avançado  ˝Marechal Trompowsky˝, doado ao Aéro Clube de Mossoró.  A solenidade contou com a presença do Governador do Estado, José Augusto Varela, do Deputado Federal José Augusto Bezerra de Medeiros, D. João Batista Portocarrero Costa, Bispo de Mossoró, e do Aéro Clube de Fortaleza, além de varias outras autoridades estaduais e municipais, e grande público.

383 -25.04.1949

Falece em Natal Padre Moisés Ferreira, vigário de Mossoró nos anos de 1904 a 1905.

384 - 01.05.1949

Inauguração da linha telefônica para a vila do Tibau, em solenidade que participaram os Prefeitos de Mossoró e Areia Branca, respectivamente Jerônimo Dix-sept Rosado e José Justino Solon.

385 - 04.06.1949

Inauguração da Fábrica de Óleos Vegetais Raimundo Fernandes, da firma Tertuliano Fernandes & Cia.   A cerimônia foi oficiada pelo Bispo Diocesano D. João Batista Portocarrero Costa, que proferiu eloqüentes palavras de estímulo à iniciativa daquela conceituada firma industrial falando em seguida o comerciário Tertuliano Rego, em agradecimento aos presentes, em nome da firma, e por fim, o Governador José Varela, trazendo palavras de apoio da parte do executivo potiguar.

386 - 16.07.1949

Falece em Natal, o Desembargador Manoel Benício de Melo Filho, nascido em Mossoró a 4 de outubro de 1886.  Formado em Direito pela Faculdade do Ceará, foi funcionário do Telégrafo Nacional, tendo ingressado na magistratura como Juiz Distrital e depois de Direito de Jardim do Seridó, posteriormente chegando ao Superior Tribunal de Justiça do Estado, de que foi Presidente.  Na administração do Dr. José Augusto Bezerra de Medeiros ocupou a Secretaria de Segurança Pública, cargo que exerceu de modo elogiável, notadamente por ter sido nessa época, oferecido grande perseguição a grupos de cangaceiros, culminando com o ataque de Lampião a esta cidade.

387 - 21.09.1949

Comitiva de parlamentares, dirigida pelo Deputado José Augusto Bezerra de Medeiros, esteve em visita a Mossoró, sendo banqueteada no Clube Ipiranga.  Integrava a mesma os Deputados Federais Matias Olimpio, Vargas Neto, Luiz Lago, Matias de Castro.  O s caravaneiros foram saudados pelo Deputado Dix-huit Rosado, após o que falaram vários parlamentares.

388 - 30.09.1949

Instalação da Companhia Melhoramentos de Mossoró S/A, concessionária do serviço de luz elétrica da cidade, reformulada pelo Prefeito Dix-Sept Rosado.

389 - 30.09.1949

Instalação da Cooperativa de Crédito, destinada ao fomento da produtividade agrícola de pequenos ruralistas do município.

390 - 02.10.1949

O Presidente Eurico Gaspar Dutra, acompanhado dos Ministro Clovis Pestana e Pereira Lira, do Senador Georgino Avelino e Governador José Varela, visita Mossoró, tendo recepção popular no Aeroporto da cidade, à frente o Prefeito Municipal Jerônimo Dix-sept Rosado Maia.

391 - 16.10.1949

Inauguração da Maternidade Almeida Castro, sob a direção dos médicos João Marcelino de Oliveira e Sebastião Maltez Fernandes, em ato solene a que estiveram presentes autoridades e famílias mossoroenses.  Um prédio instituído por duas damas rotárias de Taubaté (SP), no valor de c$ 1.600,00 e de um enxoval ofertado pelo Rotary Clube de Mossoró, para a primeira criança nascida na maternidade, foi conquistado por Maria das Graças, filha de Manoel Cassimiro e Rita da Silva, nascida aos 25 minutos desse dia.

392 - 01.12.1949

Morte por suicídio do Cel. Camilo Porto da Silva Figueiredo, natural da cidade do Aracati (CE), e ex-comerciante importador da praça de Mossoró.  O Cel. Camilo Figueiredo, homem de esmerada educação formada em Londres, veio para Mossoró nos primeiros anos da década de 1910, quando se estabeleceu com o comércio de exportação de peles e algodão, sob a razão social de Camilo Figueiredo & Cia.  Ingressou na política local ao lado do Dr. Francisco Pinheiro de Almeida Castro, de quem foi grande amigo, sendo eleito Intendente para o período de 1917-1919, sendo reeleito no imediato.  Foi escolhido Presidente da Intendência, em cujo cargo se manteve até sua renúncia a 1º de maio de 1922, quando foi eleito seu substituto, o Cel. Manuel Benício de Melo.  Presidiu o Cel. Camilo Figueiredo, como Presidente dfa Câmara, a inauguração  da Escola Normal de Mossoró a 2 de março de 1922.  Apesar da opulência de sua casa comercial, anos depois registrou-se sua falência, passando a residir em Fortaleza, de onde, furtivas vezes vinha a Mossoró rever amigos aqui deixados e matar saudades, como sempre se expressava.

393 - 07.12.1949

Pela Lei nº 204, do Governo do Estado, assinado na Secretaria de Educação, foi criado Curso Normal Regional junto às escolas Normais de Natal e Mossoró, destinado à formação de regentes de ensino primário para todo o Estado.

Enviado por Sterverson Aquino


Nenhum comentário :