segunda-feira, 22 de outubro de 2012

.


MOSSORÓ: DATAS IMPORTANTES  



356 - 3.10.1946

Fundado o Centro Estudantil Mossoroense, sendo eleito seu primeiro presidente o jovem  Juvêncio da Cunha Filho.

357 - 23.10.1946

Visita do jornalista Orlando Dantas, diretor do DIÁRIO DE NOTÍCIAS, do Rio de Janeiro, revendo Mossoró após uma ausência de 30 anos.  O jornalista foi homenageado com um banquete por parte de amigos desta cidade.  O evento aconteceu no Clube Ipiranga.

358 - 03.11.1946

Batismo e entrega do avião de treinamento avançado ˜Raimundo Fernandes˝, ao Aéro Clube de Mossoró, doado pela firma Tertuliano Fernandes & Cia.  Oficiou a cerimônia o Bispo Diocesano D. João Batista Portocarrero Costa, falando em seguida, o Prof. Raimundo Nonato da Silva e Drs. Raul Fernandes e Carlos Borges de Medeiros.

359 - 03.12.1946

Falece Francisco Ricarte de Freitas, empresário cinematográfico e hoteleiro de Mossoró.  Era natural do Apodí e em nosso meio se familiarizou, tornando-se amante de seu progresso.  Instalou a primeira casa de recreio cinematográfico, além de dotar a cidade de um hotel de primeira linha.  De conta própria, sem medir os percalços de um insucesso, por vezes se aventurava contratar companhias teatrais para temporada em nossa cidade.  No comércio cinematográfico ou mesmo desenvolvendo suas atividades no ramo hoteleiro, Francisco Ricarte de Freitas foi um cidadão a quem Mossoró deve grande parcela de seu desenvolvimento comunitário.

360 - 27.12.1946

Inauguração do Centro de Saúde de Mossoró, organização hospitalar construída pelo Governador do Estado, com real proveito para o problema assistencial da comunidade mossoroense.
  
361 - 26.02.1947

Decreto do Interventor do Estado outorga direito ao Ginásio Sagrado Coração de Maria para funcionar em Curso Normal, com obrigações e vantagens estabelecidas na legislação em vigor.

362 - 05.03.1947

Posse do Major José Paulino no cargo de Prefeito em Mossoró, com gestão terminada a 9 de agosto do mesmo ano.  O ato foi presidido pelo Dr. Olavo Fernandes Maia, Juiz Municipal, com presença de funcionários e representantes da imprensa.

363 - 30.03.1947

Iniciada em Mossoró a Campanha de Alfabetização de Adultos, supervisionada pelo então Inspetor de Ensino, Professor Lauro da Escóssia, que a implantou com apoio dos respectivos Prefeitos nos municípios de Caraúbas, Areia Branca e Augusto Severo.

364 - 13.04.1947

Falece em Natal o Desembargador João Dionísio Filgueira, mossoroense nascido a 9 de outubro de 1868.  Bacharel pela Faculdade de Direito do Recife em novembro de 1889.    Promotor público da comarca de Santana do Matos em 1890.  Juiz Municipal de Triunfo (Augusto Severo), promotor público de Canguaretama em 1892.  Juiz de Direito de Pau dos Ferros em 1895, transferido para idêntico cargo na comarca do Assú em novembro do mesmo ano.  Juiz de Direito de Mossoró de 1897 a 1907.  Desembargador do Supremo Tribunal de Justiça do Estado, de 1907 a 1937, quando foi aposentado pela compulsória.  Exerceu a presidência daquela Corte de Justiça por várias vezes.   – Deputado ao Legislativo do Rio Grande do Norte em dois mandatos, além de vice-Governador de 1900 a 1904.  – Secretário de Estado em gestões Governamentais e durante um período interventorial, chegando a ocupar o Poder Executivo em seguidos períodos.

365 - 01.05.1947

Falece no Rio de Janeiro, o Cel. Vicente Sabóia de Albuquerque, chefe da Organização Albuquerque & Cia., concessionária da construção da Estrada de Ferro De Mossoró.    O Cel. Vicente Sabóia era um entusiasta da construção de uma ferrovia de penetração nos sertões do Nordeste, vendo seu ideal compensado, face à expansão da referida estrada através de vários municípios desta região, além de sua penetração nos Estados da Paraíba e Ceará.     Mossoró reconhecido à sua operosidade o fez cidadão mossoroense, dando seu nome a uma das principais artérias comerciais da cidade.

366 - 11.05.1947

Falece a jovem Farmacêutica Zilene Maria Octavio, filha do jornalista José Octavio de Lima.  Zilene teve um gesto tresloucado, pondo fim à própria existência, causando grande consternação nos círculos sociais e educacionais da cidade, onde era benquista e desfrutava de grande estima. Era formada pela Faculdade do Ceara e contava 25 anos de idade.

367 - 15.06.1947

Inauguração da filial das Lojas Paulistas no comércio de Mossoró.

368 - 13.07.1947

Falece o Dr. Francisco Sales da Silveira Martins, magistrado nascido em Mossoró a 29 de janeiro de 1884, formado em Direito pela Faculdade do Recife.  Ocupou as funções de Juiz Municipal de Areia Branca, e de Direito, substituto da comarca de Mossoró, tendo sido também Juiz de Direito de Caraúbas, alem de Diretor da Secretaria do Tribunal de Justiça do Estado.   Cursou primeiras letras no Colégio Sete de Setembro, do Prof. Antonio Gomes de Arruda Barreto, sendo um dos mais distinguidos alunos de sua época, quando também revelou dotes de muita inteligência, escrevendo para os jornais literários estudantis e compelindo versos.  Foi amigo fervoroso do político Café Filho, sendo certa vez admoestado pela Presidência da Corte da Justiça do Estado por ter visitado aquele político na prisão, valendo-lhe a resposta dada àquela censura, quando disse: ˜Basta de tanto servilismo˝.
Enviado por Sterverson Aquino
 

Nenhum comentário :