quinta-feira, 25 de outubro de 2012

.

MOSSORÓ: DATAS IMPORTANTES   
  

369 - 09.08.1947

Posse do Professor Gerson Dumaresq na Prefeitura de Mossoró, de nomeação do Governador do Estado, cuja gestão terminou a 31 de março de 1948.

370 - 26.10.1947

Visita do Ministro da Viação do Governo Eurico Dutra, Sr. Clóvis Pestana, vindo a Mossoró, a trato de interesses regionais subordinados ao seu Ministério, dentre os quais ligados à Estrada de Ferro de Mossoró.  Foi hóspede do Eng. Agenor Suzine Ribeiro, diretor da ferrovia, em sua residência da Rua Almeida Castro.

371 - 12.12.1947

Monsenhor Luiz da Mota é nomeado Vigário Geral da Diocese e Monsenhor Humberto Bruening é vigário da Catedral de Santa Luzia.  Referidos atos foram assinados pelo Bispo Diocesano , D. João Batista Portocarrero Costa e recebidos com geral simpatia pelos católicos mossoroenses.

372 - 13.12.1947

Desastre com um teco-teco na cidade de Pedra Preta, deste Estado, em que viajava o Deputado Jerônimo Dix-huit Rosado Maia. O pequeno aparelho bateu em um fio da luz pública, espatifando-se ao solo.  O aviador José Pereira Tim, da Escola de Pilotagem do Aéro Clube de Natal, teve morte instantânea, enquanto o Deputado Dix-huit Rosado foi conduzido em carro particular para a capital do Estado, recuperando-se após intervenção cirúrgica e longo período de convalescença num leito hospitalar em Natal.

373 - 03.03.1948

Comitiva parlamentar formada por vinte e quatro congressistas nacionais, chefiada pelo Deputado Federal Munhoz da Rocha, esteve em visita a Mossoró, quando em excursão pelo Nordeste, sendo homenageada com um banquete nos salões do Clube Ipiranga, a que também estiveram associados autoridades e representantes das varias classes do comércio e indústria, alem da imprensa local.  Os parlamentares foram saudados pelo então Senador Dix-huit Rosado, após o que falaram vários congressistas, inclusive o Deputado Munhoz da Rocha, em agradecimento .

374 - 31.03.1948

Posse do industrial Jerônimo Dix-Sept Rosado Maia (PR), eleito 3º Prefeito Constitucional de Mossoró, juntamente com seu companheiro de chapa Jorge de Albuquerque Pinto (UDN), em solenidade a que compareceram autoridades civis e eclesiásticas e grande número de pessoas amigas e correligionários políticos.  Foram seus adversários na disputa eleitoral, o Dr. Sebastião Fernandes Gurgel Filho (PSD) e Joel Leite (PSP).  A gestão do Prefeito Dix-Sept Rosado foi toda voltada para a cidade, quando e onde foram executadas inúmeras obras, dentre as quais a restauração da barragem no rio Mossoró, instalação de um Horto Florestal, posto de inseminação artificial e perfuração de  poços tubulares, construção de prédios escolares, restauração da Banda de Música Municipal, calçamento a paralelepípedos de várias ruas e praças da cidade, ativação do serviço de limpeza pública, serviço energético da cidade, luz pública na Vila de São Sebastião (hoje Governador Dix-sept Rosado) e em Baraúna.   O Prefeito Dix-sept Rosado renunciou  a 6 de junho de 1950 por ter sido eleito Governador do Estado.

375 - 04.04.1948

Inauguração da Biblioteca Municipal, presidida pelo Prefeito Jerônimo Dix-sept Rosado Maia, discursando na oportunidade após oficiar a benção litúrgica o Bispo Diocesano, D. João Batista Portocarrero Costa, falando em seguida o acadêmico José Antonio Ferreira.   – A grande presença de populares e a Banda de Música encheram o pavimento térreo do prédio do Clube Ipiranga (hoje ACEU), na instalação da Biblioteca Municipal.

376 - 19.04.1948

Falece o industrial Francisco Ferreira Souto, chefe de importante organização salineira e de navegação da praça de Mossoró e Diretor-Presidente do Banco do Brasil S.A.      Francisco Ferreira Souto desaparece aos 53 anos, tendo toda sua vida afeita ao trabalho material que o tornou um capitalista de amplos recursos.

377 - 30.09.1948

Instalação do Museu Municipal de Mossoró, em solenidade presidida pelo Prefeito Jerônimo Dix-sept Rosado Maia.  Discursos do Dr. Mário Negócio de Almeida e Silva, do acadêmico José Ferreira da Silva e de D. João Batista Portocarrero Costa, Bispo Diocesano.

378 - 10.01.1949

Conclusão dos trabalhos de reparos na barragem submersa de Pedrinhas, há alguns anos desmoronada, com significativos prejuízos para a comunidade.  O Prefeito Dix-sept Rosado foi de uma dedicação a toda prova, supervisionando todo o trabalho de restauração da barragem.
 Enviado por Sterverson Aquino

Nenhum comentário :