quinta-feira, 28 de outubro de 2010

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DA UFERSA



ALUNOS SÃO PREMIADOS COM TRABALHO SOBRE MAPAS INTERATIVOS

Desenvolver mapas interativos – WebSIG – com dados digitais de Mossoró. Com essa proposta os estudantes do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido Jarbas Vidal Filho, Angélica Félix de Castro, Denis Freire, Roberto Alves e Francisco Paulo apresentaram trabalho “Criação do WebSIG para o município de Mossoró-RN”, sendo premiados na Escola Potiguar de Computação e suas Aplicações – a EPOCA 2010, realizada na semana passada no Hotel Thermas, em Mossoró.

Os estudantes de graduação conquistaram a terceira colocação entre os melhores trabalhos apresentados no evento. A 1º e 2º colocações foram para alunos do mestrado de ciência da computação UFERSA/UERN. O trabalho contou com a orientação da professora do Departamento de Ciências Exatas e Naturais da UFERSA, Angélica Félix de Castro.

“A união e a determinação dos estudantes foram de fundamental importância para essa premiação”, opinou a professora acrescentando que o tema do trabalho tem a ver com utilidade publica para o município de Mossoró. “A partir desse trabalho se pode, por exemplo, preparar um estudo aprimorado para determinar pontos de criminalidade no município”, explicou. Na opinião da professora Angélica de Castro, o trabalho representa um pontapé inicial para um estudo mais avançado onde todo o município de Mossoró será mapeado e suas informações sobre criminalidade lançadas na internet.

O trabalho dos estudantes da Universidade Federal Rural do Semi-Árido aborda a divulgação e a publicação de mapas digitais interativos através do software ALOV Map. O ALOV Map é um servidor de mapas gratuito que pode ser usado de duas formas: com uma arquitetura cliente ou uma arquitetura cliente/servidor. Ambas as arquiteturas permitem publicar mapas na Web e a arquitetura cliente permite que sejam produzidas aplicações stand alone. “Com essas ferramentas é possível a qualquer pessoa acessar mapas da cidade e obter informações mais detalhadas sobre o município de Mossoró”, explica o estudante Jarbas Vidal Filho.

A premiação garante aos estudantes de Ciência da Computação da UFERSA a publicação do trabalho na Revista Holos - Qualis B3. “É com grande satisfação que recebemos essa premiação quando concorremos com estudantes de outras universidades como a UFERN, UERN, IFRN, IFCE e UFCG”, afirma Jarbas Filho, aluno do 8º período de Ciências da Computação da UFERSA.

”O Sistema de Informações Geográficas - SIG da cidade de Mossoró, contém todas as funcionalidades que um WebSIG exige”, informou o estudante. O trabalho premiado representa a continuação de um trabalho com uma complexidade maior, a ser realizado em parceria com o Juiz e Professor da UFERSA, Renato Magalhães, sobre o Sistema de Informação Geográfica em combate a violência na cidade de Mossoró.

Segundo Jarbas Filho, o professor Renato Magalhães irá conseguir uma base de dados de Mossoró que será aplicada a SIG com o objetivo de realizar o mapeamento da criminalidade em Mossoró. O trabalho irá contribuir com os órgãos de segurança pública melhorar a qualidade do serviço na cidade. “Futuramente será um sistema que ficará aberto a todos os usuários, o prazo para finalização é no meio do próximo ano, pois vou apresentar como forma de conclusão de curso esse trabalho por completo”, concluiu o estudante.

Fonte: Assessoria de Comunicação da UFERS - Passos Junior




Nenhum comentário :